quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Etapa 2 :
A história do Ábaco

     O ábaco é um instrumento antigo utilizado para fazer cálculos. Surgiu na Mesopotâmia a mais de 5.000 anos. O primeiro ábaco foi construído numa pedra lisa coberta por areia.
   Posteriormente aperfeiçoado por chineses e romanos. Trata-se de uma base de madeira com bastões paralelos no sentido vertical correspondendo cada um a uma casa decimal.
Em uma aula de matemática foi proposto o seguinte exercício:

O professor explicou e ensinou como usar o ábaco, ensinou seus alunos adição de quatro algarismos. Solicitou que eles resolvessem uma operação de quatro dígitos e o resultado era pra ser representado no ábaco. Os alunos ao descobrirem outra forma de fazer adições se sentiram surpresos, uns ficaram com dificuldade de utilizar o material proposto, e outros acharam mais fácil a utilização do ábaco. Os alunos que sentiram mais dificuldade ainda necessitam de um material com números mais exatos, como o material dourado, ou  a utilização de palitos, ou qualquer coisa proposta por unidades pelo professor. Os alunos que sentiram mais facilidade na utilização, conseguem montar com mais agilidade e adicionar por “milhão, centena, dezena, e unidades”.
Ex: Resolva a seguinte adição utilizando o ábaco:
  4365+5841=?

Questões desafiadoras para alunos de 10 anos de idade(5º ano do ensino fundamental)
Para que serve o ábaco?
Como é dividido o ábaco?
Aponte as casas decimais no ábaco.
O ábaco pode facilitar a resoluções de operações?
Como o ábaco ajuda nas operações?
Depois do conhecimento da utilização do ábaco ficou mais fácil o entendimento do processo das operações matemáticas? 













Nenhum comentário:

Postar um comentário